• fullslide1
  • fullslide1

Dicas para segurança em grandes festas de fim de ano

18 de dezembro de 2017


As festas de fim de ano estão se aproximando e muita gente gosta de comemorar em grandes eventos, que reúnem muitas pessoas. O réveillon de Copacabana, por exemplo, é um dos maiores do mundo, reunindo milhões de pessoas de diversas partes do mundo. Mas, quanto mais gente reunida, maior as chances de colocar a sua segurança em perigo.

Seguindo algumas dicas simples, como estar sempre acompanhado, ter um ponto de encontro e se manter longe dos tumultos, é possível aproveitar bem as festas e se divertir, sem colocar a sua segurança e seus bens em perigo.

Por isso, a Apoio Security preparou esse artigo, com algumas orientações para que você aproveite as festas de fim de ano com segurança e possa terminar o ano bem e começar o ano novo ainda melhor. Confira!

Como se manter seguro em grandes festas de fim de ano

grandes festas de fim de ano

1- Tente não ir desacompanhado

Esses tipos de festas de fim de ano são eventos que reúnem pessoas de todos os lugares e com diversas intenções, que podem não ser tão boas assim. Por isso, o ideal é comparecer acompanhado, para ter alguém a quem recorrer em casos de emergências, principalmente quando se tem a intenção de consumir bebidas alcoólicas. Dessa forma, um pode estar atento ao que acontece com o outro, e contatar os seguranças caso presencie algo suspeito.

2- Evite expor os bens de valor

Ao participar de festas de fim de ano que tenham uma grande aglomeração de pessoas, evite utilizar jóias que sejam chamativas e, principalmente, evite expor objetos como smartphones e outros eletrônicos de grande valor. Esses objetos são um grande chamariz para roubos e furtos e, ainda que a segurança esteja reforçada nesses ambientes, é melhor evitar situações que te exponham a riscos.

3- Leve a menor quantia de dinheiro possível

Prefira levar para as festas de fim de ano cartões de crédito e débito do que dinheiro. Em caso de roubo, furto ou perda, basta apenas entrar em contato com a operadora e solicitar o cancelamento e uma segunda via dos cartões. No caso do dinheiro, a perda é irreversível e, além disso, dinheiro vivo atrai muito mais olhares de criminosos do que os cartões.

4- Marque um ponto de encontro com os amigos

Ao chegar às festas de fim de ano, marque um ponto de encontro com os seus amigos, para o caso de alguém se separar da turma e acabar perdido. Cabines policiais ou de segurança, próximo aos banheiros e bancas de comidas e bebidas são os locais ideais para referência, uma vez que são movimentados e, geralmente, bem iluminados.
Caso tenha presenciado um de seus amigos em situação desconfortável, como ameaças e coação, é depois não conseguir encontrá-lo mais, não hesite em pedir ajuda da equipe de segurança e da polícia. Há um senso comum equivocado de que os desaparecimentos só devem ser informados depois de 24 horas. Essa informação é errada; a polícia deve ser notificada tão logo seja dada falta de alguém.

5- Cuidado na hora da queima de fogos

A hora da queima de fogos é um momento bastante esperado nas festas de fim de ano, mas também é um dos momentos mais propensos a acontecer incidentes nesses eventos. O barulho ensurdecedor, aliado à euforia diante da perspectiva do início de um novo ano e pessoas mal intencionadas podem resultar em confusão generalizada. Portanto, permaneça junto à sua companhia, com todos os seus objetos junto ao corpo e evite áreas de maior perigo, como próximo à quebra de ondas na praia, muretas baixas e demais locais que ofereçam perigo de quedas.

6- Fique atento para princípios de tumulto

Caso presencie algum princípio de tumulto, se afaste o mais rapidamente possível e busque ajuda da equipe de segurança da festa. Esse tipo de confusão deve ser contida com a maior velocidade possível, logo no início para que não acabe se transformando em uma tragédia. As festas de fim de ano são ocasiões para se comemorar com quem se gosta, com muita diversão e segurança.

Lembre-se que grande parte da sua segurança depende de você. Bebidas e volante não combinam, se mantenha afastado de qualquer situação que ofereça riscos a você e aos outros e mantenha seus objetos pessoais o mais próximo possível do corpo. Aproveite com segurança as festas de fim de ano!